Leitura: Mateus 13
Entendimento

Os discípulos aproximaram-se dele e perguntaram: Por que falas ao povo por parábolas? Ele respondeu: A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não.
Mateus 13:10-11 NVI
Jesus ensinou por meio de parábolas, ou seja, contava histórias para transmitir a mensagem do Reino de Deus. Muitas pessoas não entendiam nada, mas aqueles que eram mais próximos de Jesus, tiveram o privilégio de não apenas ouvir suas palavras, mas de serem ensinados pelo Mestre. Quando buscamos caminhar com Jesus, Ele nos ensina dia após dia, precisamos parar para ouví-lo.
Insensível

“Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria”.
Mateus 13:15 NVI
Devemos estar atentos à Palavra de Deus, pois as distrações facilmente afastam nossos olhos e ouvidos daquilo que é mais importante. Os seguidores de Jesus tem prazer de ouvir os ensinos de Jesus: “Mas felizes são os olhos de vocês, porque veem; e os ouvidos de vocês, porque ouvem” (Mateus 13:16). Felizes são os que ouvem e obedecem as palavras de Jesus.

“Felizes, porém, são seus olhos, pois eles veem; e seus ouvidos, pois eles ouvem. Eu lhes digo a verdade: muitos profetas e justos desejaram ver o que vocês têm visto e ouvir o que vocês têm ouvido, mas não puderam.”
Mateus 13:16-17 NVT
Semente

Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não a entende, o Maligno vem e arranca o que foi semeado em seu coração. Esse é o caso da semente que caiu à beira do caminho.
Mateus 13:19 NVI

Quanto à semente que caiu em terreno pedregoso, esse é o caso daquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria. Todavia, visto que não tem raiz em si mesmo, permanece pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandona.
Mateus 13:20-21 NVI

Quanto à semente que caiu no meio dos espinhos, esse é o caso daquele que ouve a palavra, mas a preocupação desta vida e o engano das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera.
Mateus 13:22 NVI

E quanto à semente que caiu em boa terra, esse é o caso daquele que ouve a palavra e a entende, e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um.
Mateus 13:23 NVI
Quando ouvimos a palavra de Deus, é certo que haverá muitos impedimentos para que esta palavra chegue ao coração e produza frutos. Problemas, adversidades, tentações, perseguições.
Grão de mostarda

E contou-lhes outra parábola: “O Reino dos céus é como um grão de mostarda que um homem plantou em seu campo. Embora seja a menor entre todas as sementes, quando cresce, torna-se uma das maiores plantas e atinge a altura de uma árvore, de modo que as aves do céu vêm fazer os seus ninhos em seus ramos”.
Mateus 13:31-32 NVI
Honra

Todas as suas irmãs moram aqui, entre nós. Onde ele aprendeu todas essas coisas?”. E sentiam-se muito ofendidos. Então Jesus lhes disse: “Um profeta recebe honra em toda parte, menos em sua cidade e entre sua própria família”. E, por causa da incredulidade deles, realizou ali apenas uns poucos milagres.
Mateus 13:56-58 NVT
Leitura adicional: Salmos 13
